A moda pode não ter sido uma prioridade, mas ela adorava experimentar ”, disse uma vez a estilista da princesa Diana, Anna Harvey, sobre sua cliente, a mulher que ela ajudou a transformar de ajudante de jardim de infância em figura de proa real. O legado de estilo da Princesa de Gales desmente sua indiferença inicial – “as meninas inglesas da classe alta não sabiam tanto sobre roupas como agora – não havia garotas na época”, explica Harvey – com as marcas ainda em alta no mercado de Diana. As bolsas – que foram uma janela para a personalidade da princesa, especialmente depois que ela se distanciou da monarquia nos anos 90 – continuam a ser um emblema da mulher que seu estilista descreve como decididamente moderna, mas nunca se preocupou em estar na moda.
Seguindo os passos de Grace Kelly e Jane Birkin, após quem a Hermès deu o nome de suas bolsas agora icônicas, Diana inspirou Christian Dior, Salvatore Ferragamo e Tod’s a batizarem artigos de couro clássicos em sua homenagem. A bolsa Lady Dior, originalmente conhecida como Chouchou, mas rebatizada em 1996, depois que Lady Di recebeu uma como presente de Bernadette Chirac e, a partir de então, raramente foi vista sem ela, é um estilo de casa popular até hoje. As bolsas de alça de corrente da Ferragamo, identificáveis devido ao fecho Gancio com aro de ouro da marca, tornaram-se a Lady Di retrospectivamente, uma vez que foi revelado que a realeza era fã do acessório. Sarah Mower, da Vogue, uma vez calculou que a princesa possuía mais de 20 Lady Dis.
A bolsa Lady Di de Dior, anteriormente conhecida como Chouchou, foi presenteada a ela em 1995 e rebatizada em homenagem à realeza um ano depois.
A bolsa Tod’s D foi reinventada desde que Lady Di encontrou a bolsa elegante da marca e começou a embalar seus itens pessoais – de equipamentos de ginástica a itens essenciais para viagens da realeza – em seu amplo interior de couro. Sua bolsa D-Styling adicional, que se inclina para o território da bolsa, é um campeão de vendas ao lado da original. A bolsa Princesa Diana de Lana Marks, uma modelo elegante encomendada pela própria Diana, é mais difícil de conseguir, e versões raras de skin vendem no varejo por volta de vários milhares de libras.
Considerando seu relacionamento próximo com Gianni Versace, talvez seja surpreendente que não haja uma bolsa com o emblema da Medusa nomeada em sua homenagem. Ainda assim, os estilos de alça superior distintos da marca tornaram-se sua alternativa moderna às bolsas Launer aprovadas pela família real e amadas por seus veteranos na Firma. As colaborações de Diana com Anya Hindmarch, entretanto, mostraram a princesa em seu estado mais perspicaz; as “bolsas decotadas” de cetim tornaram-se uma espécie de armadura contra o olhar indiscreto da imprensa. À luz de seus decotes cada vez mais baixos (Diana foi encorajada por misturar-se aos círculos de Gianni), ela contratou Anya para fazer bolsas clutch de cetim que ela pudesse segurar contra o peito quando saísse dos carros. Hindmarch bordou a letra D dentro dos saquinhos de doces, que se tornou seu segredinho.
Uma bolsa Versace de seu amigo Gianni, que disse de Diana em 1997: “É um momento em sua vida, eu acho, quando ela se encontrou – o jeito que ela quer viver.” ALBERTO PIZZOLI
É claro que nenhum arquivo de bolsas famoso estaria completo sem um pequeno acolchoado Chanel. Em vez de se comprometer com a clássica bolsa de aba de Coco ou modelo 2,55, Diana preferia números elegantes que quase eram objetos. Rumores de que ela não gostava dos CCs entrelaçados – porque eram as iniciais de Charles e sua amante Camilla – provaram ser infundados, considerando a tendência de Diana pelos trajes e acessórios requintados de Chanel após seu divórcio.
Como Harvey refletiu sobre a independência de Diana mais tarde em sua vida, “os saltos ficaram mais altos, as saias mais curtas – era quase um semáforo de roupas para sinalizar seu estado de espírito”. Suas bolsas, ainda algumas das mais atemporais até hoje, eram um significante de que ela estava trilhando seu próprio caminho, um caminho naturalmente elegante.
A coleção das bolsas mais queridas da Princesa Diana
Joias inspiradas na realeza. – Leia mais em: www.missian.pt