DISCOVER THE BIRTHSTONES

DISCOVER THE BIRTHSTONES

PEDRAS DE NASCIMENTO PARA CADA MÊS

As pedras de nascimento são uma introdução divertida, popular e colorida ao mundo das pedras preciosas. Eles atraem o público em todo o mundo, independentemente de sexo, idade, nacionalidade ou religião. As pedras de nascimento carregam segredos, atributos e conhecimento que são únicos para cada pedra preciosa. Existem inúmeros mitos e lendas em torno dos diversos poderes e atributos que as pedras de nascimento possuem. Quer você acredite ou não nessas lendas, é difícil discordar que aprender sobre birthstones pode ser uma experiência educacional e divertida. Descubra o que torna sua pedra do nascimento uma declaração poderosa de suas melhores qualidades.

 

JANEIRO: GRANADA

Os nascidos em janeiro têm a sorte de ter a bela e diversificada granada como sua pedra de nascimento. As granadas são geralmente vermelhas, mas também vêm em uma extraordinária variedade de cores bonitas, incluindo laranja, amarelo, roxo e verde vibrante. Existem até granadas que mudam de cor de azul para roxo em diferentes iluminações. Alguns acreditam que o verdadeiro valor da pedra de nascimento granada é seu poder de trazer ao usuário boa saúde, riqueza e felicidade.

PEDRA DE NASCIMENTO DE GRANADA

O SIGNIFICADO E A HISTÓRIA DE GARNET BIRSTONE

O nome “granada” tem origem no latim medieval granatus , que significa “romã”, em referência à semelhança da cor vermelha. As granadas são usadas desde a Idade do Bronze como pedras preciosas e abrasivos. Colares cravejados de granadas vermelhas adornavam os faraós do antigo Egito. Anéis de sinete na Roma antiga apresentavam entalhes de granada que eram usados ​​para carimbar a cera que guardava documentos importantes. O clero e a nobreza da Idade Média tinham preferência pelas granadas vermelhas.
A granada é na verdade um grupo de vários minerais. Cinco delas – piropo, almandina, spessartina, grossular e andradita – são importantes como gemas. Pyrope e almandina variam de roxo a vermelho. A spessartina é encontrada em laranjas e amarelos excitantes, enquanto a andradita é principalmente amarela a verde (a variedade de gemas demantóide). Grossular pode ter a gama mais ampla, de incolor a amarelo a laranja avermelhado e vermelho alaranjado, bem como um verde forte e vibrante chamado tsavorite.

O pente de cabelo piropo antigo do Smithsonian é uma das  peças mais famosas de joias de granada  (piropo é do grego pyrōpos, que significa “olhos de fogo”). Uma grande granada com lapidação de rosas fica na crista, muito parecida com uma rainha examinando serenamente sua corte. As granadas de piropo que decoram esta joia em forma de tiara vieram das minas históricas da Boêmia (agora parte da República Tcheca), e essas ricas belezas vermelhas foram extremamente populares durante a era vitoriana (1837-1901) quando esta peça foi criada.
Curioso sobre os reputados benefícios de saúde da sua pedra de nascimento de granada? De acordo com a astrologia indiana, a granada ajuda a eliminar sentimentos negativos (depressão, culpa) e incutir maior autoconfiança e clareza mental para promover o pensamento criativo e a paz de espírito. Nos tempos antigos e medievais, pedras como a granada também eram consideradas remédios para doenças inflamatórias e para acalmar o coração irritado.

 FEVEREIRO: AMETISTA

A ametista, a pedra natal de fevereiro, é a variedade roxa de quartzo e diz-se que cura a embriaguez e torna você perspicaz nos negócios. Você já teve que ser rico para possuir esta pedra de nascimento em fevereiro, mas novas descobertas a tornaram mais acessível. Saiba mais sobre esta deslumbrante pedra de nascimento e onde ela pode ser encontrada.

Se você nasceu em fevereiro, seu birthstone é ametista – a variedade roxa de quartzo que cativou a humanidade por milênios. Seus tons de lilás a roxo profundo podem ser cortados em várias formas e tamanhos, e podem ser fabricados em laboratório e extraídos. A ametista, a pedra natal de fevereiro, pode ser encontrada nas coleções de famílias reais em toda a Europa e Ásia. Agora está ao alcance da maioria dos consumidores. Considere comprar uma ametista deslumbrante para o rei ou rainha do seu coração – ou presenteie-se com um presente real. Se o seu aniversário for em fevereiro, usar uma ametista também pode ser um símbolo de empoderamento pessoal e força interior.

AMETHYST BIRTHSTONE SIGNIFICADO E HISTÓRIA

O nome “ ametista”  deriva do grego  amethystos , que significa “remédio contra a embriaguez”, um benefício há muito atribuído à pedra púrpura. Por causa de sua cor semelhante ao vinho, a mitologia grega antiga associava a gema a Baco, o deus do vinho. Acreditava-se também que a ametista mantinha o usuário claro e perspicaz na batalha e nos negócios. Os europeus renascentistas achavam que isso acalmava os amantes dominados pela paixão.

Ametista é a gema tradicionalmente dada para o  sexto aniversário de casamento. Use-o para celebrar as núpcias de seu casamento ou como sua pedra de nascimento de fevereiro e você estará na companhia real: Catarina, a Grande (Imperatriz Catarina II da Rússia, 1729–1796) tinha uma queda pela gema e se enfeitava com colares e brincos de ametista e outros ornamentos. A famosa conhecedora de joias Wallis, Duquesa de Windsor (1896–1986), fez uma declaração memorável quando usou um luxuoso  colar de ametista projetado por Cartier  para uma gala em Versalhes em 1953.

O colar estilo babador da Duquesa de Windsor possui 28 ametistas lapidadas em degraus, uma ametista oval facetada e uma grande ametista em forma de coração na frente, além de cabochões de turquesa e diamantes de lapidação brilhante, todos suspensos por uma corrente de ouro semelhante a uma corda . Cortesia: N. Welsh, Coleção Cartier © Cartier

Historicamente, a realeza admira o tom roxo profundo da pedra de fevereiro desde pelo menos os dias de Alexandre, o Grande. A tradição da ametista também inclui várias alegações de poderes místicos, incluindo que transmitiria força e inteligência para aqueles que a usassem. Se você comemora um aniversário em fevereiro, usar uma ametista pode ser um símbolo de empoderamento pessoal e força interior.

MARÇO: ÁGUA-MARINHA E BLOODSTONE

SIGNIFICADO E HISTÓRIA DA PEDRA DE NASCIMENTO AQUAMARINE

O nome da água-marinha vem do latim para água do mar, e antigos marinheiros afirmavam que a gema acalmaria as ondas e manteria os marinheiros seguros no mar. Este birthstone de março também foi pensado para trazer felicidade no casamento. Acreditava-se que Beryl dava ao usuário proteção contra inimigos em batalha e litígio. Também foi pensado para tornar o usuário invencível e amável, e para acelerar o intelecto.

A água-marinha não é apenas a pedra de nascimento de março, mas a gema também é dada como presente no  19º aniversário de casamento. Quanto aos famosos, em 1936 o governo do Brasil deu à primeira-dama Eleanor Roosevelt uma água-marinha retangular azul escura que pesava 1.298 quilates (ct). Era a maior de duas pedras lapidadas a partir de um pedaço de água-marinha bruta que pesava impressionantes 1,3 quilogramas. Está agora alojado na Biblioteca e Museu Presidencial Franklin D. Roosevelt em Hyde Park, Nova York. Uma atração celebrada no Smithsonian Institution é a água-marinha Dom Pedro de 10.363 ct (cerca de 4,6 libras) – que se acredita ser a maior água-marinha facetada do mundo. O obelisco de aproximadamente 14 polegadas (36 centímetros) de altura foi criado pelo aclamado lapidário alemão Berndt Munsteiner usando a  técnica de corte de fantasia.

ABRIL: DIAMANTE

Brilhando com um fogo interno próprio, o diamante é uma das pedras preciosas mais procuradas e adoradas do mundo. Os nascidos em abril têm a sorte de chamar essa gema cintilante de sua pedra de nascimento, um símbolo de clareza e força. O diamante é tão forte, de fato, que seu nome vem da palavra grega “adamas”, que significa “invencível” ou “inquebrável”. O charme atemporal do diamante era apreciado muito antes de se tornar a pedra de nascimento de abril, e os lugares de onde o diamante vem são tão fascinantes quanto a tradição que o cerca.

SIGNIFICADO E HISTÓRIA DO DIAMANTE

Nosso amor pela pedra de nascimento de abril começou na Índia, onde os diamantes eram coletados dos rios e córregos do país. Comercializados já no século IV aC, os diamantes eram cobiçados pela realeza e pelos ricos. Mais tarde, as caravanas trouxeram diamantes indianos, juntamente com outras mercadorias exóticas, para os mercados medievais de Veneza. Por volta de 1400, os diamantes estavam se tornando acessórios da moda para a elite da Europa. O primeiro anel de noivado de diamante registrado foi dado pelo arquiduque Maximiliano da Áustria para sua noiva, Maria da Borgonha, em 1477. Evidências recentes apóiam a origem do lendário diamante azul Hope de 45,52 quilates (ct) na área de mineração de Golconda, na Índia, e sua venda para Rei Louis XIV da França (então conhecido como o diamante azul francês) em 1668.

No início dos anos 1700, quando os suprimentos de diamantes da Índia começaram a diminuir, o Brasil emergiu como uma fonte importante. Os diamantes foram descobertos quando garimpeiros vasculhavam cascalhos às margens do rio Jequitinhonha, em Minas Gerais. O Brasil dominou o mercado de diamantes por mais de 150 anos.

A descoberta de diamantes perto de Kimberley, na África do Sul, no final da década de 1860, marcou o início do mercado moderno de diamantes. O empresário Cecil Rhodes fundou a De Beers Consolidated Mines Limited em 1888 e, em 1900, a De Beers controlava cerca de 90% da produção mundial de diamantes brutos. O maior diamante já encontrado – com 3.106 ct (621 gramas) – foi recuperado da mina Premier da África do Sul em 1905. Dele foi lapidado o diamante Cullinan I de 530 ct em forma de pêra, também conhecido como a Grande Estrela da África, que agora está cravejado no Cetro Real com Cruz e alojado com as outras Joias da Coroa na Torre de Londres.
Um poeta anônimo do segundo século sustentou que esta pedra de nascimento para abril afastava o  mau-olhado  – um olhar malévolo que se acredita causar doença, pobreza e até a morte. Acreditava-se que a pedra de nascimento de abril tinha poderes de cura. Ao longo dos séculos, o diamante birthstone foi pensado para ser um antídoto para envenenar e fornecer proteção contra a praga. Alguns afirmam que é um benefício para a longevidade, força, beleza e felicidade.

Além de ser a pedra de aniversário de abril, o diamante é o presente escolhido para os 60º e 75º  aniversários de casamento . E, claro, hoje o  anel de noivado de diamante  tornou-se um símbolo quase universal de amor e casamento.

MAIO: ESMERALDA

A esmeralda, a pedra de nascimento de maio, é amada há milênios, evocando renascimento e renovação. Amplamente considerado como a definição de verde, o esmeralda é a cor perfeita para a primavera. Desde a descrição poética da Irlanda como “a Ilha Esmeralda” até o verde vibrante da famosa pedra preciosa em si – a esmeralda de maio conquistou corações e mentes ao longo dos tempos.
Variações desta rica cor verde sugerem jardins exuberantes e suaves. Diz a lenda que a esmeralda tem o poder de tornar seu usuário mais inteligente e perspicaz, e já se acreditou que curava doenças como cólera e malária. Hoje, é a pedra preciosa dada para os 20º e 35º aniversários de casamento.

SIGNIFICADO E HISTÓRIA DA PEDRA DE NASCIMENTO ESMERALDA

Dos faraós egípcios aos imperadores incas, a esmeralda encantou a realeza. Cleópatra era conhecida por ter uma paixão pela esmeralda e a usava em seus adornos reais. A lendária Coroa dos Andes, moldada na América do Sul colonial, é um exemplo de como os espanhóis reverenciavam a pedra de nascimento de maio. Segundo a tradição, sua maior pedra – agora chamada de esmeralda Atahualpa – foi tirada do último imperador inca, Atahualpa, pelo conquistador Francisco Pizarro. Os tesouros de esmeralda e ouro recuperados do galeão espanhol  Nuestra Señora de Atocha , afundado no século XVII,  representam uma pequena fração das riquezas coloniais enviadas do Novo Mundo para a Espanha.

A palavra “esmeralda” vem de  smaragdos , grego antigo para uma joia verde. O autor romano Plínio, o Velho, que morreu na erupção do Monte Vesúvio em 79 EC, escreveu em sua enciclopédica  História Natural que “nada é mais verde”. Ele também afirmou que a pedra de nascimento de maio tinha propriedades terapêuticas que ajudavam os lapidadores: “(eles) não têm melhor método de restaurar seus olhos do que olhar para a esmeralda, sua cor verde suave confortando e removendo seu cansaço e lassidão.” A ciência agora prova esta crença: a cor verde alivia o estresse e a fadiga ocular.

A pedra verde também foi pensado para ter poderes mágicos. Ao colocá-lo debaixo da língua, pode-se ver o futuro. Alguns acreditavam que tornava alguém um orador eloquente e expunha amantes que faziam falsas promessas.

 

JUNHO: PÉROLA, PEDRA DA LUA E ALEXANDRITA

 

Se você nasceu no mês de junho, tem a sorte de ter três pedras de nascimento para chamar de suas. Junho é um dos três meses (os outros são agosto e dezembro) que tem três pedras de nascimento, oferecendo a você uma variedade de lindas opções de pedras de nascimento.

As pedras de nascimento de junho são pérola, alexandrita e pedra da lua. Com tantas opções atraentes, os aniversariantes de junho podem ter uma pedra de nascimento que se adapte ao seu humor ou orçamento, devido às diferentes cores e faixas de preço que essas gemas oferecem.

 

SIGNIFICADO E HISTÓRIA DA PEDRA DE NASCIMENTO PÉROLA

Esta encantadora pedra de junho é originária de oceanos, lagos e rios ao redor do mundo. É um item básico do guarda-roupa atemporal, amado por mulheres de todas as idades. A origem das pérolas fascinou nossos antepassados. Os antigos do Oriente Médio acreditavam que as pérolas eram lágrimas caídas do céu. Os chineses imaginaram que a pedra de nascimento de junho veio do cérebro de um dragão. Cristóvão Colombo e seus contemporâneos pensavam que os moluscos formavam pérolas com gotas de orvalho.

As pérolas são gemas orgânicas que crescem dentro do tecido de um molusco vivo de água salgada ou doce (uma ostra ou um mexilhão). As pérolas naturais se formam quando o molusco secreta uma substância chamada nácar em torno de um irritante, como um pedaço de areia ou um parasita que invadiu sua concha. As pérolas cultivadas são um produto da intervenção humana. Os técnicos implantam um pedaço de tecido do manto sozinho (comum para pérolas cultivadas em água doce) ou com uma conta de concha de madrepérola (todos em água salgada) em um molusco hospedeiro. O molusco cobre o irritante com nácar, como uma pérola natural. As pérolas cultivadas são criadas em fazendas de pérolas – operações de água salgada ou doce onde os moluscos são limpos, protegidos de predadores e eventualmente colhidos. Milhares de anos de pesca de pérolas dizimaram os leitos de pérolas naturais, então as pérolas cultivadas representam a grande maioria das vendas de pérolas hoje. Estas pérolas cultivadas vêm em uma deslumbrante variedade de tamanhos, cores e formas.

As pérolas têm sido associadas à pureza, humildade e inocência. Portanto, pode-se dizer que o significado da pedra de nascimento de junho é “doce simplicidade”. Como tal, as pérolas eram tradicionalmente dadas como presente de casamento.

A pérola birthstone também foi pensado para ter propriedades benéficas. No antigo texto sânscrito, o Atharvaveda, dizia-se que as pérolas conferiam vida longa e prosperidade. Na Ásia, acreditava-se que as pérolas ajudavam a aliviar a indigestão e as hemorragias. Alguns médicos árabes do século 19 afirmaram que o pó de pérola melhorava a visão, acalmava os tremores nervosos e aliviava a depressão .

Uma das pérolas naturais mais famosas é a  La Peregrina de 50,56 quilates (ct).. Do tamanho de um ovo de pombo, a pérola em forma de gota foi descoberta em 1500 no Golfo do Panamá. Tornou-se um bem valioso da realeza europeia. Richard Burton eventualmente o presenteou com Elizabeth Taylor em 1969; A Christie’s New York leiloou o colar Cartier contendo La Peregrina por US$ 11,8 milhões em 2011.

SIGNIFICADO E HISTÓRIA DA PEDRA DE NASCIMENTO PEDRA DA LUA

Moonstone é a gema mais conhecida do grupo de minerais feldspato. É conhecido por sua adularescência, a luz que parece ondular através de uma pedra preciosa, dando-lhe um brilho especial. As pedras da lua mais finas mostram um brilho azul contra um fundo incolor. Esta pedra de nascimento de junho foi associada às divindades lunares romanas e gregas. A mitologia hindu afirma que é feito de raios de luar solidificados. A pedra da lua é frequentemente associada ao amor, paixão e fertilidade; acredita-se que traz muita sorte.

Grandes designers da era Art Nouveau (décadas de 1890 a 1910), como René Lalique e Louis Comfort Tiffany, apresentavam a pedra da lua em suas joias finas. A pedra lunar veio à tona novamente durante o movimento “filho da flor” dos anos 1960 e com os designers da Nova Era da década de 1990.

SIGNIFICADO E HISTÓRIA DA PEDRA DE NASCIMENTO PEDRA DA LUA

Alexandrite é a variedade rara do mineral crisoberilo que muda de cor em diferentes iluminações. As mais valorizadas são as pedras de alexandrita que mostram um verde vívido a verde azulado à luz do dia ou luz fluorescente, e um vermelho intenso a vermelho arroxeado em luz incandescente. Os principais depósitos de alexandrita foram descobertos pela primeira vez em 1830 nos montes Urais da Rússia. A joia recebeu o nome do jovem Alexandre II (1818–1881), herdeiro aparente do trono. A alexandrita chamou a atenção do país porque suas cores vermelha e verde refletiam as cores militares nacionais da Rússia imperial.

Quando certos tipos de inclusões longas e finas são orientados paralelamente uns aos outros nesta pedra de nascimento de junho, eles podem criar outro fenômeno, chamado chatoyancy ou efeito olho de gato. Poucas gemas são tão fascinantes – ou tão deslumbrantes – quanto a alexandrita olho-de-gato.

 

JULHO: RUBI
Ruby é a pedra de nascimento de julho – e é uma das gemas mais cobiçadas. O nome é derivado da palavra latina ruber , que significa “vermelho” – a cor do amor e da paixão. Poucas coisas chamam a atenção como a pedra de nascimento rubi. A melhor cor da pedra de nascimento para julho é um vermelho escuro com um toque de roxo, chamado de “sangue de pombo” no comércio. Uma variedade do mineral corindo, o rubi obtém sua cor de vestígios do elemento cromo. Quanto mais cromo, mais forte é o vermelho. Aqui está o que você precisa saber sobre esta linda pedra de nascimento de julho para que você possa escolher melhor uma para você ou para um ente querido que nasceu no mês de julho.

SIGNIFICADO E HISTÓRIA DA PEDRA DE NASCIMENTO RUBI

Na Índia antiga, o rubi era chamado de “rei das pedras preciosas” por sua raridade, dureza (perdendo apenas para o diamante), beleza e poderes aparentemente místicos. Por muito tempo associado ao sangue da força vital, o rubi era um símbolo de poder e energia juvenil nas joias indianas. Nos séculos passados, alguns acreditavam que essa pedra de nascimento para julho poderia prever infortúnios ou perigos, e outros afirmavam que curaria doenças inflamatórias e acalmaria a raiva. Os guerreiros birmaneses acreditavam que isso os tornava invencíveis em batalha. Os europeus medievais sustentavam que os rubis conferiam saúde, sabedoria, riqueza e sucesso no amor.

AGOSTO: PERIDOTO, SPINEL, SARDONYXX
Peridoto, espinélio e sardonyx são as três pedras de nascimento de agosto. A pedra peridoto é conhecida por ser formada sob condições extremas, pois pode ser encontrada na lava endurecida que a carregou das profundezas do manto da Terra, bem como em meteoritos que viajaram do espaço sideral. O espinélio era subestimado até recentemente, pois os consumidores de hoje procuram uma alternativa ao rubi, uma gema com a qual o espinélio vermelho foi confundido durante séculos. Sardonyx é a pedra original de agosto, com uma história que remonta a mais de 4.000 anos. Saiba mais sobre essas três pedras de nascimento de agosto e descubra o presente perfeito para os nascidos no mês de agosto.

 

SIGNIFICADO E HISTÓRIA DA PEDRA DE NASCIMENTO PERIDOT

Peridoto é a variedade de gema verde amarelada a amarela esverdeada do mineral olivina. Ao longo da história, o peridoto foi frequentemente confundido com outras pedras preciosas, como o topázio e a esmeralda. A ilha de Topázios, no Mar Vermelho, uma suposta fonte do nome “topázio”, na verdade produzia peridoto. O Santuário dos Três Reis Sagrados na Catedral de Colônia, na Alemanha, é decorado com 200 quilates de pedras preciosas que se acreditava serem esmeraldas, mas são, na verdade, o peridoto de agosto. Alguns historiadores até especulam que a famosa coleção de esmeraldas de Cleópatra pode ter sido composta de peridoto.

A palavra “peridoto” vem do árabe faridat, significando gema. Esta pedra de nascimento de agosto foi valorizada em muitas culturas antigas e medievais. Apareceu nas joias dos padres já no século II aC e mais tarde nos cálices e igrejas da Europa medieval. O peridoto birthstone também tem sido usado há séculos como um talismã protetor, protegendo o proprietário de espíritos malignos e “terrores da noite”.

Peridot é a gema dada para comemorar um 16º aniversário de casamento.

SIGNIFICADO E HISTÓRIA DA PEDRA DE NASCIMENTO SPINEL

O nome “espinela” vem da palavra latina spina , que significa espinho, em referência ao formato dos cristais de espinélio. Esta segunda pedra de nascimento de agosto vem em uma riqueza de cores: vermelho intenso, rosa vibrante, laranja, roxo, violeta, azul e verde azulado.

Durante séculos, o espinélio foi confundido com outras pedras preciosas. Alguns dos “rubis” mais famosos da história acabaram sendo esta pedra de nascimento de agosto. O “rubi” de aproximadamente 170 quilates do Príncipe Negro, por exemplo, pertenceu a uma sucessão de reis mouros e espanhóis antes de Eduardo, Príncipe de Gales (também conhecido como o Príncipe Negro) receber a pedra em 1367 como pagamento por vencer uma batalha em nome de Pedro de Castela. Somente no século 18 o espinélio foi claramente separado do rubi com base em suas diferenças químicas. Hoje, este histórico espinélio vermelho está engastado na Coroa do Estado Imperial da Grã-Bretanha , logo acima do diamante Cullinan II de 317,40 quilates.

O espinélio vermelho, juntamente com outras gemas vermelhas, era considerado um remédio para todos os tipos de perda de sangue e doenças inflamatórias. Acreditava-se que as gemas vermelhas aliviavam a raiva e promoviam a harmonia. Esta pedra de nascimento de agosto é tradicionalmente dada como um presente de 22º aniversário de casamento .
SIGNIFICADO E HISTÓRIA DA PEDRA DE NASCIMENTO SARDONIXX

A mais antiga das pedras de nascimento de agosto, a sardonyx é uma combinação de dois tipos de calcedônia (quartzo criptocristalino): sardo e ônix. Faixas de vermelho acastanhado a marrom a laranja escuro se alternam com camadas tipicamente brancas ou pretas de ônix. Nos tempos antigos, a sardônica era uma pedra popular para selos romanos e anéis de sinete, pois a cera quente não grudava nela. Por milênios, as faixas de cor nesta pedra de nascimento de agosto a tornaram um material de escultura popular para camafeus e entalhes.
Acredita-se que Sardonyx seja uma das pedras do peitoral do Sumo Sacerdote, conforme referido no Antigo Testamento, e que represente a força da vida espiritual. Os soldados romanos usavam anéis de sardonyx com a imagem de Marte esculpida para proteção na batalha. Hoje, esta pedra de nascimento de agosto está associada à coragem, felicidade e comunicação clara, trazendo estabilidade ao casamento e parcerias.

SETEMBRO: SAFIRA

A pedra de nascimento de setembro é a safira – uma joia que é apreciada há milhares de anos. Embora o termo safira geralmente se refira à variedade azul do corindo (rubi é a variedade vermelha), esta pedra de nascimento vem em um arco-íris de outras cores. As safiras têm sido associadas à realeza e ao romance e também simbolizam a fidelidade e a alma. “Safira” vem da palavra grega sapheiros e a safira azul é uma das pedras coloridas mais populares. Continue lendo para saber mais sobre a pedra de nascimento de setembro, especificamente sua história e onde pode ser encontrada.

 SIGNIFICADO E HISTÓRIA DA PEDRA DE NASCIMENTO SAFIRA

A pedra de nascimento de setembro simboliza tradicionalmente sinceridade, verdade, fidelidade e nobreza. Por incontáveis ​​séculos, a safira adornou a realeza e as vestes do clero. A elite da Grécia e Roma antigas acreditava que as safiras azuis protegiam seus donos de danos e inveja. Os clérigos da Idade Média usavam safiras porque simbolizavam o Céu. Os antigos persas acreditavam que a terra realmente repousava sobre uma safira gigante, que tornava o céu azul.

A pedra de nascimento de setembro também tinha a reputação de ter poderes de cura. Os europeus medievais acreditavam que a safira curava furúnculos e doenças dos olhos. A safira birthstone também foi pensado para ser um antídoto para veneno.
Safiras famosas incluem a Rockefeller Sapphire, uma pedra de corte retangular de 62,02 quilates (ct) que foi desenterrada em Mianmar (Birmânia). Adquirida em 1934 pelo financista e filantropo John D. Rockefeller, Jr. (1874–1960) de um marajá indiano, a gema foi recortada e remontada ao longo dos anos. A safira foi primeiro engastada como um broche e depois como um anel com duas pedras laterais triangulares de diamante lapidadas . Talvez a safira mais conhecida nos últimos anos seja a gema azul de 12 quilates cercada por diamantes no anel de noivado de safira usado pela primeira vez pela princesa Diana e depois dado por seu filho a Kate Middleton, agora duquesa de Cambridge.

OUTUBRO: TURMALINA E OPALA
 SIGNIFICADO E HISTÓRIA DA PEDRA DE NASCIMENTO OPALA

Acredita-se que o nome desta, a tradicional pedra de nascimento de outubro, tenha se originado na Índia (origem das primeiras opalas trazidas para o mundo ocidental), onde em sânscrito era chamada de upala , uma “pedra preciosa”. Na Roma antiga, isso se tornou opala . A maioria das opalas é valorizada por suas cores mutáveis ​​em tons de arco-íris – um fenômeno conhecido como “jogo de cores”.

O dramático jogo de cores da pedra de nascimento de outubro inspirou escritores a compará-la com fogos de artifício, galáxias e vulcões. Os beduínos acreditavam que a opala continha raios e caía do céu durante as tempestades. Os antigos gregos pensavam que as opalas concediam o dom da profecia e proteção contra doenças. Os europeus por muito tempo mantiveram a opala como um símbolo de pureza, esperança e verdade. Centenas de anos atrás, acreditava-se que a opala incorporava as virtudes e poderes de todas as pedras coloridas.

Opala também é a pedra dada para comemorar o 14º aniversário de casamento.

SIGNIFICADO E HISTÓRIA DA PEDRA DE NASCIMENTO TURMALINA

A turmalina é a mais nova pedra de nascimento de outubro. O nome vem da palavra cingalesa toramalli, que significa “pedra com cores misturadas”, porque geralmente possui várias cores em um cristal. Muito poucas gemas combinam com a deslumbrante variedade de cores da turmalina. Talvez seja por isso que os místicos antigos acreditavam que esta pedra do nascimento de outubro poderia inspirar a expressão artística – ela tem uma paleta de cores para todos os gostos. Entre as mais populares estão as rubelitas rosa e vermelha, as turmalinas “cromo” verde esmeralda e as turmalinas “paraíba” verde neon e azul a violeta.

Devido à sua vasta gama de cores, a  turmalina era freqüentemente confundido com outras pedras preciosas. Um dos “rubis” nas joias da coroa russa, o pingente “Rubi de César”, é na verdade turmalina vermelha (rubelita). Um conquistador espanhol encontrou cristais de turmalina verde no Brasil em 1500 e confundiu as pedras com esmeralda. Esses e outros casos de identidade equivocada continuaram por séculos até que os cientistas reconheceram a turmalina como uma espécie mineral distinta no século XIX.

NOVEMBRO: TOPÁZIO E CITRINO

 

Os aniversariantes de novembro têm duas lindas pedras de nascimento para escolher: topázio e citrino. O topázio vem em um arco-íris de cores; o citrino é valorizado por seus encantadores tons de amarelo e laranja. Ambos os birthstones de novembro são conhecidos por terem energias calmantes enquanto trazem fortuna e calor para o usuário. A maioria das pedras de nascimento de topázio e citrino tem preços acessíveis, já que gemas de boa qualidade não são tão raras quanto muitas de suas contrapartes. Isso significa que os nascidos em novembro têm muitas opções para escolher. Seu desafio será decidir qual escolher.

SIGNIFICADO E HISTÓRIA DA PEDRA DE NASCIMENTO TOPÁZIO

A variedade de tons de topázio inclui incolor, azul claro, amarelo, laranja, rosa, violeta, marrom e, muito raramente, vermelho. A grande maioria do topázio azul visto hoje é o resultado permanente do tratamento do topázio incolor com irradiação e aquecimento. O efeito arco-íris visto em “Mystic Topaz” é criado pelo revestimento de topázio incolor com uma fina película artificial.

Alguns acreditam que a palavra “topázio” vem da palavra sânscrita tapas , que significa “fogo”. Outros remontam aos topázios gregos.Durante muito tempo, pensou-se que a pedra de nascimento de novembro trazia muitos benefícios. Os antigos gregos acreditavam que o topázio lhes dava força. De 1300 a 1600, os europeus pensaram que poderia impedir feitiços mágicos e dissipar a raiva. Durante séculos, muitas pessoas na Índia acreditaram que o topázio usado acima do coração garante vida longa, beleza e inteligência.

O distintamente rosado topázio imperial laranja tem prestígio aristocrático. Acredita-se que o nome se originou da insistência da família real russa em manter as melhores cores desta gema, que foi extraída nos Montes Urais da Rússia, exclusivamente para seu uso. Uma explicação alternativa, especialmente popular no Brasil, é que data de uma visita de 1881 do imperador brasileiro Pedro II a Ouro Preto – a cidade mais próxima das minas de topázio mais produtivas do Brasil – e do presente de um topázio avermelhado para ele.

O topázio azul é a gema do  quarto aniversário de casamento ,  e o topázio imperial é a gema do  23º aniversário de casamento .

SIGNIFICADO E HISTÓRIA DA PEDRA DE NASCIMENTO CITRINO

A pedra de nascimento de novembro é a variedade de quartzo amarelo transparente a laranja acastanhado, que tem sido usada em joias há milhares de anos. Citrino tem sido uma pedra preciosa popular desde os tempos antigos e compartilhou uma história de identidades equivocadas com a outra pedra de nascimento de novembro, o topázio. Como resultado, as pessoas pensavam que o citrino tinha os mesmos poderes do topázio. Eles acreditavam que a pedra cítrica poderia acalmar os ânimos e acalmar o usuário.

Os antigos gregos esculpiram ornamentos de cristal de rocha que brilhavam como permafrost. Os pontífices romanos usavam anéis com enormes ametistas roxas, e o citrino foi relatado em joias romanas. Foi particularmente popular em joias escocesas coloridas da era vitoriana. Citrino, que se acredita derivar da palavra francesa para “limão” ( cidra), é dado para o décimo terceiro aniversário de casamento.

Hoje, a maior parte do citrino no mercado resulta do tratamento térmico da ametista. Com sua pronta disponibilidade em uma ampla gama de tamanhos, a pedra cítrica citrina é uma das gemas amarelas mais acessíveis e desejadas.
 DEZEMBRO: TURQUESA, TANZANITA, ZIRCÃO

 

Se você tivesse que escolher uma pedra de dezembro, qual seria: tanzanita, turquesa ou zircão? Do azul ao roxo azulado da tanzanita, ao intenso azul e verde da turquesa, às variedades do arco-íris do zircão – há uma cor para todos. Se o azul é o que você está procurando, todas as três pedras de nascimento de dezembro têm sua própria versão exclusiva desse tom favorito. Quaisquer que sejam suas preferências de cor, estilo ou orçamento, podemos ajudá-lo a escolher a pedra de nascimento de dezembro certa para você ou um ente querido.

SIGNIFICADO E HISTÓRIA DA PEDRA DE NASCIMENTO TURQUESA

A turquesa é uma gema semitranslúcida a opaca que varia do azul ao verde e geralmente possui veios de matriz (resquícios da rocha em que se formou) passando por ela. Esta pedra de nascimento de dezembro é apreciada há milênios. Os faraós e outros governantes do antigo Egito se adornavam com ele. Artesãos chineses a esculpiram há mais de 3.000 anos.

Acreditava-se que a pedra turquesa possuía muitos poderes benéficos, como garantir saúde e boa sorte. A partir do século 13, acreditava-se que protegia o usuário de cair (especialmente de cavalos) e se quebraria em vários pedaços com a aproximação de um desastre. Os místicos hindus afirmam que ver uma turquesa depois de contemplar a lua nova garante uma riqueza fantástica.

Esta pedra turquesa também desempenhou um papel importante na vida dos nativos americanos. O Apache pensou que a turquesa poderia ser encontrada seguindo um arco-íris até o fim. Eles também acreditavam que prender a pedra de nascimento de dezembro a um arco ou arma de fogo tornava a mira mais precisa. Os Pueblo sustentavam que a turquesa obteve sua cor do céu, enquanto os Hopi pensavam que a gema era produzida por lagartos que voavam sobre a terra.
Esta pedra de nascimento de dezembro adorna a máscara funerária do rei Tut, que governou o Egito há mais de 3.000 anos. Também aparece em joias pertencentes à realeza mais moderna: Wallace Simpson (1896–1986), duquesa de Windsor (a mulher por quem o rei Eduardo VIII desistiu de seu trono), usava um famoso  colar de ametista e turquesa feito por Cartier. A turquesa também é a joia do  11º aniversário de casamento .

Na tradição européia, o presente de um anel de turquesa significa “não me esqueça”. A turquesa é considerada um tesouro nacional no Tibete, onde acredita-se que conceda saúde, boa sorte e proteção contra o mal. A pedra de nascimento de dezembro também transmite paz àqueles que a usam.

 SIGNIFICADO E HISTÓRIA DA PEDRA DE NASCIMENTO TANZANITA

A tanzanita pode ser relativamente nova no mundo das pedras coloridas, mas foi uma das descobertas de gemas mais emocionantes do século  XX. Pedras azuis emergindo da Tanzânia foram identificadas como o mineral zoisite em 1962. Só em 1967, porém, os garimpeiros localizaram a fonte primária para esta pedra de nascimento de dezembro: as colinas Merelani. Eventualmente, foi nomeado tanzanita em homenagem ao seu país de origem. A tanzanita é frequentemente descrita como “aveludada”, principalmente por causa de sua cor profunda e saturada, que varia de um azul puro e rico ao violeta, sendo o azul considerado o mais valioso.

A Tiffany & Co. acreditava que a tanzanita tinha apelo internacional e se tornou sua principal distribuidora. Em 1968, a Tiffany lançou uma grande campanha publicitária para promovê-la. Com suas cores vivas, alta claridade e potencial para grandes pedras lapidadas, a tanzanita rapidamente se tornou uma sensação. Hoje, não é apenas uma pedra de nascimento de dezembro, mas também a joia do  24º aniversário de casamento .

SIGNIFICADO E HISTÓRIA DA PEDRA DE NASCIMENTO ZIRCÃO

As origens da palavra “ zircônio”  provocaram um debate colorido. Alguns estudiosos acreditam que vem da palavra árabe  zarkun , que significa “cinábrio” ou “vermelhão”. Outros acham que a fonte é a palavra persa  zargun , ou “cor dourada”. Considerando a ampla paleta de cores para este birthstone de dezembro – vermelho, laranja, amarelo, marrom, verde e azul – qualquer derivação parece possível. O zircônio incolor é conhecido por seu brilho e flashes de luz multicolorida, chamados de fogo, que resultaram em séculos de confusão com o diamante.
Durante a Idade Média, acreditava-se que esta pedra de nascimento de dezembro embalava a pessoa em um sono profundo e afugentava os maus espíritos. Na religião hindu, o zircão se alterna com a granada hessonita como uma das nove  gemas do navaratna . Quando usadas juntas, as nove gemas protegem o usuário e trazem riqueza, sabedoria e boa saúde.
Os vitorianos gostavam de zircão azul. Espécimes finos podem ser encontrados em joias de propriedades inglesas da década de 1880.

FONTE: GIA EDU

http://www.missian.pt