Kate Middleton, cujo nome completo é Catherine Elizabeth Middleton, nasceu em 9 de janeiro de 1982, em Reading, a 65 Km de Londres, no Sul da Inglaterra. Nascida sob o signo de Capricórnio, sendo sua pedra de aniversário Garnet.
É filha do ex-piloto Michel Middleton e da ex-aeromoça Carole Goldsmith, que se tornaram empresários bem-sucedidos após abrirem um negócio de venda de artigos para festas infantis. Ela tem dois irmãos: Philippa, conhecida como Pippa, e James, ambos mais jovens do que ela.
Estudou na escola particular Liceu Malborough, onde praticava esportes como hóquei sobre grama e tênis. Kate conheceu o príncipe William em 2001, quando os dois estudavam na Universidade St. Andrews, na Escócia. Ambos estudavam História da Arte e se aproximaram ainda no primeiro ano.
No segundo ano, Kate e William passaram a dividir o mesmo teto e depois se mudaram com mais dois amigos para no Norte de Gales.
A partir de 2005, a imprensa começa a especular sobre o relacionamento e em dezembro do mesmo a revista alemã “Das Neue” publica fotos de seu apartamento, que acaba por divulgar seu endereço. Em fevereiro de 2006, o Departamento de Proteção concede a Kate proteção 20 horas por dia.
Já com o diploma universitário, Kate passa a trabalhar para a grife de roupas Jigswa. Pouco tempo depois, passa a fazer parte da empresa da família, chegando a ser criticada por não ter um trabalho em tempo integral.
Kate foi pedida em casamento por William durante férias no Quênia, em outubro de 2010, e passou a usar no dedo o mesmo anel usado por Lady Di, mãe do príncipe.
O VESTIDO DE CASAMENTO
William e Kate se casaram em 29 de abril de 2011 em uma cerimônia na Abadia de Westminster que virou notícia em todo o mundo. Oficialmente membro da realeza, a mulher do príncipe passou a ser chamada de princesa e também a duquesa de Cambridge, título mais alto da nobreza britânica concedido naquela manhã pela rainha Elizabeth II. O vestido usado pela noiva foi do estilista Alexander McQueen com inspiração vitoriana.
O BOLO DO CASAMENTO
Mas você sabia que a peça inspirou parte do bolo? Confeiteira responsável pelo doce, Fiona Cairns contou ter passado “noites sem dormir” entre fevereiro e abril de 2011. Ela recebeu uma peça de renda do vestido de Kate para reproduzir no bolo.
E antes do casamento, Fiona Cairns teve um diálogo divertido com ninguém menos que a Rainha Elizabeth II. Por conta do tamanho do bolo, com 8 andares, algumas portas do Palácio de Buckingham precisaram ser removidas temporariamente e, ao saber da novidade, a monarca fez uma piadinha. “Lembro-me dela dizer com humor: ‘Ouvi dizer que você estava desmontando minha casa'”, contou a chef.
Uma tradição um tanto quanto peculiar no Reino Unido é guardar pedaços do bolo de casamento congelado para servir em outra data importante para a família que está se formando. No caso de Kate e William, o bolo foi oferecido também em um chá realizado na Clarence House após o batizado de Louis, atualmente com três anos.
OS VOTOS
Assim como Lady Di, Kate retirou de seus votos o trecho sobre obedecer ao marido, príncipe William. A britânica afirmou que iria “amar, confortar, honrar e proteger”, ao contrário do tradicional “amar, cuidar e obedecer”. Sete anos mais tarde, Meghan Markle fez o mesmo e deixou de lado o verbo que deixava subentendido a submissão ao parceiro.
BUQUÊ FAZIA HOMENAGEM AO NOIVO
Em seu buquê, a britânica escolheu três flores diferentes: jacintos, lírios perfumados e cravo dos poetas, conhecido no Reino Unido como “sweet William”, em uma homenagem ao noivo. O item, aliás, foi assinado pela designer de flores Shane Connolly.
WILLIAM NÃO USA ALIANÇA DE CASAMENTO
Ao contrário do pai e do irmão, Harry, William não usa aliança de casamento: o primogênito do Príncipe Charles preferiu manter uma tradição do avô, Príncipe Philip. A joia oferecida à Meghan na igreja foi elaborada pela joalheria Wartski com um pedaço de ouro galês dado pela Rainha Elizabeth II ao neto mais velho.
Kate Middleton, Duquesa de Cambridge.