Birthstone: SAFIRA
Nome de nascimento: Letizia Ortiz Rocasolano
Data: 15 de setembro de 1972
Signo: Virgem
Local: Oviedo, Espanha
Pai: Jesús José Ortiz Álvarez
Mãe: María De La Paloma Rocasolano Rodríguez
Letizia Ortiz Rocasolano nasceu em 15 de setembro de 1972, em Oviedo, Espanha. Seu pai, Jesús José, era jornalista e sua mãe, Maria, era enfermeira.
Letizia foi batizada em 29 de setembro de 1972, na igreja católica de Oviedo.
Ela completou sua educação primária na ‘Escola La Gesta’ em Oviedo. Depois que sua família mudou para Rivas-Vaciamadrid, ela foi para a ‘Escola Secundária Ramiro de Maeztu’.
Sua vocação para jornalista surgiu cedo. Quando o seu pai era o diretor da Rádio Antena 3, apresentou, junto a outras companheiras de turma, o programa infantil El Columpio.
Entre 1992 e 1993 foi estagiária no jornal Nueva España em Oviedo, dedicando-se às áreas de economia, televisão e mundo do espectáculo. Mais tarde trabalhou para o jornal ABC e para a agência EFE onde trabalhou na edição internacional.
Formou-se em jornalismo pela ‘Universidade Complutense de Madrid’. Posteriormente, ela fez seu mestrado em ‘Jornalismo Audiovisual’ do ‘Instituto de Estudos em Jornalismo Audiovisual.’
Ela contribuiu com o pagamento de seus estudos trabalhando no jornal ‘La Nueva España’. Também trabalhou no jornal ‘ABC’ e ‘EFE’, uma agência de notícias.
A carreira televisiva de Letícia iniciou-se na Bloomberg TV em espanhol, onde se especializaria em informação económica, carreira que depois prosseguiria na CNN+, onde trabalhou durante dois anos.
Letizia mudou-se para Guadalajara, no México, e começou sua carreira trabalhando no jornal ‘Siglo 21 ‘ . Depois de algum tempo, ela voltou para a Espanha e começou a trabalhar para o canal de notícias ‘Bloomberg’. Depois disso, mudou-se para o canal de notícias ‘CNN +’.
Em 2000, trabalhou para o canal de notícias espanhol, ’24 Horas ‘. Naquele ano, também relatou ao vivo de Washington DC sobre as eleições presidenciais dos Estados Unidos.
Em setembro de 2001, relatou do marco zero em Nova York após os ataques de 11 de setembro.
Em 2002, relatou o desastroso naufrágio do petroleiro ‘Prestige’ na Galiza, norte da Espanha. Nesse ano, também foi âncora do noticiário semanal ‘Informe Semanal’ e do noticiário matinal ‘TVE 1’ ‘Telediario Matinal’.
Em 2003, trabalhou em campo no Iraque após a guerra. Pouco antes do noivado com o príncipe Felipe, ela se tornou âncora do noticiário diário mais assistido da Espanha, ‘Telediario 2’, da ‘TVE’.
Prêmios e Conquistas
Em 2000, a Rainha Letizia da Espanha foi agraciada com o prêmio ‘Larra’ como ‘a jovem jornalista mais distinta do ano’ pela ‘Madrid Press Association por sua cobertura da guerra no Iraque.
Em 21 de maio de 2004, na véspera de seu casamento com o príncipe Felipe VI, ela se tornou a dama da ‘Grã-Cruz da Real e Ilustre Ordem de Carlos III’.
Em 2015, foi nomeada pela ‘Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura’ como ‘Embaixadora Especial da Nutrição’.
Fonte: Wikipédia e The Famous People
Rainha Letizia da Espanha, antes de ser Rainha
Joias inspiradas na Realeza – www.missian.pt