A doce referência que a princesa Diana fez para sua família com sua escolha de tiara de casamento
Em 29 de julho de 1981, Lady Diana Spencer saiu na Catedral de St Paul com seu pai, Earl Spencer, para dizer “Sim” ao Príncipe Charles, assistido por 3.500 convidados e mais 750 milhões de pessoas na televisão.
Não apenas seu vestido de noiva, desenhado pelos Emanuels, se tornou um dos vestidos de noiva mais famosos da era, a tiara escolhida por Diana para o dia do casamento também foi uma escolha adequada e interessante.
Completando seu vestido de tafetá de seda e sua cauda de 7 metros, estava uma herança de família que esteve nas mãos da família Spencer por quase um século. Chamada de Spencer Tiara, a peça foi criada em diferentes elementos. Em 1919, a parte central principal da tiara foi um presente de casamento para Lady Cynthia Hamilton, avó de Diana, quando ela se casou com o visconde Althorp. Foi um presente de Lady Sarah Spencer, prima solteira do visconde Althorop.
Outras partes da tiara de diamantes bandeau são relatadas como pertencentes à coleção de Lady Sarah, que ela aparentemente adquiriu na década de 1870. Foi só na década de 1930 que a Joalharia Garrard foi contratada para transformar as peças no que hoje é conhecido como a tiara Spencer.
A princesa Diana não foi a primeira noiva a usar a peça no dia do casamento, as duas irmãs mais velhas de Diana, Lady Sarah Spencer (agora Sarah McCorquadale) e Lady Jane Spencer (agora Jane Fellowes) usaram a tiara Spencer em suas núpcias antes de Diana em 1981.
Depois de Diana, a tiara Spencer foi usada por Victoria Lockwood, quando ela se casou com o irmão de Diana, Charles Spencer (o nono conde) em 1989.
Diana, no entanto, ainda usava a tiara depois de seu casamento, especialmente em eventos marcantes. Alguns relataram que ela preferia a tiara Lover’s Knot Cambridge, uma tiara real que ela ganhou quando se casou com o príncipe Charles e que ela costumava reclamar que lhe dava dores de cabeça.
Após sua morte em 1997, a tiara Spencer foi devolvida ao irmão e permanece na coleção da família até o momento.
Em 2018, a tiara ressurgiu no topo da cabeça de Celia McCorquodale, filha da irmã da princesa Diana, Lady Sarah, quando ela se casou com George Woodhouse em uma igreja em Stoke Rochford, Lincolnshire.
Talvez veremos a tiara em breve – a filha do conde Spencer, Lady Kitty Spencer, anunciou recentemente seu noivado, e a reluzente relíquia de família seria uma escolha verdadeiramente especial.
A Tiara Spencer
Em 29 de julho de 1981, quando Lady Diana Spencer desceu de sua carruagem na Catedral de São Paulo para se casar com o príncipe Charles, seu magnífico véu de casamento foi mantido no lugar por uma tiara vintage reluzente digna de qualquer nova princesa.
Lady Diana era membro da Família Spencer, uma das famílias aristocráticas mais antigas da Inglaterra que pode traçar sua história desde a Conquista Normanda de 1066. Como a maioria dos membros da Classe Alta Britânica, os Spencers têm várias tiaras à sua disposição.
Esta tiara em particular foi construída na década de 1930 pelo joalheiro da coroa, Garrad. Composto por diferentes relíquias de família que remontam à década de 1870, o capacete eventualmente consistia em flores estilizadas com diamantes, folhagens e um elemento central em forma de coração, tudo decorado em prata e ouro.
Lady Cynthia Spencer (avó de Diana) foi a primeira a usar a tiara, embora existam muito poucas imagens. A conta do Instagram fantástica British Royal Jewels encontrou uma imagem rara de Lady Cynthia usando-a em
Lady Cynthia era uma Lady of the Bedchamber(senhora que ajudava a Rainha no quarto) da Rainha Elizabeth, a Rainha Mãe, e pode ser vista aqui ao fundo usando a Tiara Spencer para banquete em 1956.
O filho de Lady Cynthia, Charles, o visconde Althorp era o pai da princesa Diana e todas as três filhas escolheram usar a tiara da família no dia do casamento. Lady Jane Spencer (agora Jane Fellowes) o usou pela primeira vez em 1978 e Lady Sarah (agora Sarah McCorquadale) o usou novamente em 1980.
Mas a tiara se tornou verdadeiramente icônica quando Lady Diana Spencer a usou em seu casamento com Charles, Príncipe de Gales, em 29 de julho de 1981.
Depois de se tornar princesa de Gales, Diana misturaria a tiara de sua família com suas novas joias reais, incluindo sua Suíte Saudi Sapphire e o pingente do Príncipe de Gales.
Como futura rainha, Diana foi obrigada a usar uma tiara em muitos eventos formais e internacionais. Apesar de ter sido presenteada com a Cambridge Lovers Knot Tiara, alguns sugeriram que ela preferia a Spencer por ser mais leve e fácil de usar.
Após sua separação do príncipe Charles em 1992, Diana usou a tiara de sua família em público pela última vez em uma recepção para o rei e a rainha da Malásia em 1993.
Com sua morte em 1997, a família Spencer decidiu colocar a tiara da família em exibição em uma exposição que comemora a vida de Diana.
Como a tiara ainda está em posse da família Spencer, ela ainda é usada por seus membros femininos.
Em 2018, Celia McCorquodale, (filha da irmã de Diana, Lady Sarah), optou por usá-lo quando se casou com George Woodhouse em Stoke Rochford, Lincolnshire.
A quarta série do popular drama da Netflix ‘The Crown’ retrata uma jovem princesa Diana e suas primeiras experiências dentro da família real.
No episódio três ‘Fairytale’, vemos a atriz Emma Corrin vestindo uma réplica (ligeiramente exagerada) da Spencer Tiara.